Entrar
CNBAMBUCNBAMBU
Notificação Mostrar Mais
Aa
  • Página Inicial
  • Educação
  • Eventos
  • Geral
  • Parceiros
  • Cultura
  • Esportes
Leitura: Rio recebe festival internacional de harpas em julho
Compartilhar
Aa
CNBAMBUCNBAMBU
Buscar
  • Página Inicial
  • Educação
  • Eventos
  • Geral
  • Parceiros
  • Cultura
  • Esportes
Ter uma conta existente? Entrar
Siga-NOS
Portal CNBAMBU - Notícias e Eventos de Coelho Neto e Região
Home » Blog » Rio recebe festival internacional de harpas em julho
Cultura

Rio recebe festival internacional de harpas em julho

CNBAMBU
Última atualização 01/07/2026 as 1:25
CNBAMBU
Compartilhar
3 Min de Leitura
Compartilhar

Cerca de 10 mil pessoas são esperadas no 21º RioHarpFestival – Festival Internacional de Harpas, considerado o maior dedicado a este instrumento musical no mundo, que acontece no Rio de Janeiro, durante todo o mês de julho. Serão 58 concertos gratuitos que reunirão em torno de 150 artistas de 20 países da América Latina, Europa, Ásia e África.

A principal novidade desta edição é a participação de músicos de comunidades cariocas e fluminenses, que vão se juntar à apresentação dos harpistas estrangeiros, inclusive, em concertos em suas comunidades. O repertório percorre os ritmos latino-americanos, árabes, africanos, koto japonês e pelas sonoridades indianas. E vai da música antiga à contemporânea, além do jazz, heavy metal, chorinho e bossa nova.

O RioHarpFestival integra o projeto Música no Museu, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro, levando apresentações musicais gratuitas a locais do Brasil e do mundo. Sérgio Costa e Silva, idealizador do projeto, conta que a ideia do evento é ser um espaço de união cultural.

“Uma programação internacional e plural, o festival promove uma verdadeira viagem musical por diferentes tradições e sonoridades consolidando o Rio como capital mundial da harpa durante o mês de julho. Além de nomes consagrados da cena internacional, o evento também destaca artistas brasileiros em encontros inéditos entre diferentes estilos musicais e também ressalta o trabalho realizado por orquestras de comunidades, uma verdadeira integração com os artistas estrangeiros.”

A abertura está marcada para as 18 horas desta quarta-feira, 1º, no Espaço Cultural Arte Sesc Flamengo, com a apresentação da Orquestra de Gaitas de Foles Brazilian Piper, uma das maiores formações de gaitistas do país.

A maior parte da programação vai acontecer no Centro Cultural Banco do Brasil e Espaço Cultural Arte Sesc Flamengo – mas também inclui locais históricos da cidade, como o Jockey Club, Academia Brasileira de Letras, Real Gabinete Português de Leitura, entre outros.

Após a programação de julho, no Rio de Janeiro, nos demais meses do ano, estão previstas atividades em São Paulo, Brasília e em dez cidades de oito países na Europa. Além disso, neste ano o circuito se expande com apresentações na África do Sul.

Com informações da Agência Brasil e sob supervisão de Sâmia Mendes.


CNBAMBU 1 de julho de 2026 1 de julho de 2026
Compartilhar essa postagem
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Telegram Copy Link Print
Compartilhar
Postagem Anterior Festival de Artes Cênicas Preta do Maranhão tem inscrições abertas
Deixe um comentário Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Postagens

Festival de Artes Cênicas Preta do Maranhão tem inscrições abertas
Cultura 30 de junho de 2026
Rouanet nas Favelas investirá ao menos R$ 10 milhões em projetos
Cultura 30 de junho de 2026
Ceará ganha roteiro turístico da fé por lei federal
Cultura 30 de junho de 2026
Caprichoso é o campeão do Festival de Parintins 2026
Cultura 29 de junho de 2026
CNBAMBUCNBAMBU
Siga-NOS

Portal CNBAMBU - Notícias e Eventos de Coelho Neto e Região

imunify-bot-check
Bem-vindo de volta!

Entre para acessar sua conta

Registrar-se Esqueceu sua senha?