Entrar
CNBAMBUCNBAMBU
Notificação Mostrar Mais
Aa
  • Página Inicial
  • Educação
  • Eventos
  • Geral
  • Parceiros
  • Cultura
  • Esportes
Leitura: Projeto documenta os ritmos musicais da Amazônia
Compartilhar
Aa
CNBAMBUCNBAMBU
Buscar
  • Página Inicial
  • Educação
  • Eventos
  • Geral
  • Parceiros
  • Cultura
  • Esportes
Ter uma conta existente? Entrar
Siga-NOS
Portal CNBAMBU - Notícias e Eventos de Coelho Neto e Região
Home » Blog » Projeto documenta os ritmos musicais da Amazônia
Cultura

Projeto documenta os ritmos musicais da Amazônia

CNBAMBU
Última atualização 28/05/2025 as 12:01
CNBAMBU
Compartilhar
4 Min de Leitura
Compartilhar

De quantos ritmos é feita a floresta? Para mais de 40, garante o DJ, produtor e pesquisador musical Zek Picoteiro, que lança o projeto Afluentes, uma série de podcasts, vídeos e site interativo que convidam a um mergulho profundo na potência dos povos que dançam lambada, tecnobrega, tocam tambor e fazem da Amazônia um celeiro musical. Uma infinidade de distintos gêneros musicais, mas que seguem uma única inspiração. A paisagem amazônica e a correnteza dos rios, como revela o produtor e pesquisador musical DJ Zek Picoteiro. 

“É impossível olhar a Amazônia como uma coisa só. Mas, se tem uma coisa que junta, que está conectada com todas as sonoridades, é a relação das pessoas com o rio. Então, cada gênero musical ou nasce na beira do rio, ou ele é espalhado, ele circula pelos rios, trafega, navega pelos rios. Ou ele conta sobre a paisagem que os rios formam, ele conta sobre as músicas que são inspiradas pela paisagem dos rios. Então, a relação ribeirinha na Amazônia acaba sendo um traço cultural que determina o nosso jeito de se relacionar com a música.”

Zé percorre o rio Amazonas e alguns dos seus principais afluentes como o Tapajós e o Guamá. O objetivo é mapear gêneros musicais produzidos no fluxo desses rios, emergindo na cultura ribeirinha para compreender a maneira como o amazônida compõe, toca, produz, escuta e distribui a sua própria música. É no encontro das águas que surgem as festas de Beiradão. Os tambores do carimbó, o swing da lambada, as toadas de boi-bumbá, os batuques de marabaixo e as batidas do tecnobrega. Ritmos que são temas da primeira temporada do projeto que, além da música, traz depoimentos,  testemunhos e vivências a cada episódio, como garante Zek Picoteiro. 

“Tem histórias maravilhosas sobre como surge o Carimbó. Como o Tecnobrega se espalha como pororoca, né? Tem histórias maravilhosas também sobre como o Mestre Vieira, lá no interior, lá em Barcarena, na beira do rio, tem uma relação profunda com a guitarra elétrica, a música brasileira. Estava questionando a presença da guitarra elétrica.   Caetano Veloso e Gilberto Gil, supersubversivos, assim, introduzindo a guitarra elétrica na música brasileira. Aqui nos anos 60, 70, estava lá o Mestre Vieira fazendo a mesma coisa. Uma música instrumental na beira do rio, para fazer o povo dançar. 

Os dois primeiros episódios com o beiradão, o ritmo do Amazonas, e o tecnobrega, o ritmo do Pará, já estão disponíveis em todas as plataformas digitais. Acompanhe um site contendo um mapa interativo da bacia hidrográfica amazônica, junto a informações sobre gêneros sonoros, artistas e movimentos musicais da região.

Um repositório central de todos os conteúdos produzidos, artigos diários de bordo, playlists e sets mixados. O projeto é fomentado pelo programa Funarte Retomada, com produção do Instituto Regatão Amazônia, realização da Fundação Nacional das Artes e Ministério da Cultura e Governo Federal.
 


CNBAMBU 28 de maio de 2025 28 de maio de 2025
Compartilhar essa postagem
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Telegram Copy Link Print
Compartilhar
Postagem Anterior “Rainha do Forró”, Anastácia celebra seus 85 anos nesta sexta-feira
Proxima POstagem Festival Povos da Floresta celebra saberes dos territórios amazônicos

Últimas Postagens

Museu da Língua Portuguesa inaugura exposição sobre Funk em São Paulo
Cultura 15 de novembro de 2025
Fernando de Noronha recebe festival literário “Entre mares e palavras”
Cultura 14 de novembro de 2025
Festa Literária das Periferias começa no Rio no próximo dia 14
Cultura 14 de novembro de 2025
Brasileiros preferem atividades culturais on-line, revela estudo
Cultura 13 de novembro de 2025
CNBAMBUCNBAMBU
Siga-NOS

Portal CNBAMBU - Notícias e Eventos de Coelho Neto e Região

Bem-vindo de volta!

Entre para acessar sua conta

Registrar-se Esqueceu sua senha?