Entrar
CNBAMBUCNBAMBU
Notificação Mostrar Mais
Aa
  • Página Inicial
  • Educação
  • Eventos
  • Geral
  • Parceiros
  • Cultura
  • Esportes
Leitura: Programação revela o mosaico cultural dos festejos juninos no Brasil
Compartilhar
Aa
CNBAMBUCNBAMBU
Buscar
  • Página Inicial
  • Educação
  • Eventos
  • Geral
  • Parceiros
  • Cultura
  • Esportes
Ter uma conta existente? Entrar
Siga-NOS
Portal CNBAMBU - Notícias e Eventos de Coelho Neto e Região
Home » Blog » Programação revela o mosaico cultural dos festejos juninos no Brasil
Cultura

Programação revela o mosaico cultural dos festejos juninos no Brasil

CNBAMBU
Última atualização 12/06/2025 as 2:40
CNBAMBU
Compartilhar
3 Min de Leitura
Compartilhar

Os arraiás espalhados por todo o país seguem ao longo do segundo fim de semana de junho. Algumas cidades, inclusive, começam a programação nesta quinta-feira (12), véspera de Santo Antônio, um dos santos celebrados nesse período de festança junina.

Em Belém (PA), começa hoje o Pararraiá. O evento acontece gratuitamente no estacionamento Mangueirão, e as principais atrações vão ser os shows com artistas que fazem também o circuito junino Brasil afora. Serão 17 atrações, dentre elas: Chitãozinho e Xororó, Nattanzinho, Xand Avião, e os paraenses Viviane Batidão, Joelma, além da aparelhagem do Lendário Rubi, um dos símbolos do tecnobrega feito no estado.

Já no Maranhão, os cerca de 400 grupos de Bumba Meu Boi já se apresentam pelas dezenas de arraiás da Ilha de São Luís e também pelo interior. Neste fim de semana, vários grupos tradicionais realizam o Ritual de Batizado, que envolve orações, toadas, apresentação das novas indumentárias e até mesmo um padrinho convidado a cada ano. A dica é entrar na rede social do Bumba Meu Boi preferido e ver o dia da celebração. Somente na Ilha, são em torno de 180 grupos.  A capital maranhense também abre espaço para os shows com artistas nacionais, na segunda edição do Bumba Meu São João, com programação iniciando nesta quinta-feira, no palco montado no estacionamento do Estádio Castelão. Dezesseis artistas se apresentam até o dia 15 de junho, com mais um dia de shows no dia 18.

E Caruaru (PE) não para um único dia desde a abertura do seu arraiá no último dia 31 de maio. Entre esta quinta até o próximo domingo, estão previstas mais 160 apresentações espalhadas por 13 polos culturais. Um dos destaques é o retorno da Drilha Junina, uma espécie de trio elétrico do forró. A proposta é levar o arrasta-pé para as ruas, a energia das micaretas, mas no ritmo musical do São João tradicional. Serão pelo menos três trios que vão percorrer a avenida Agamenon Magalhães, a partir do meio dia, do próximo domingo.

Já a capital, Recife, inicia hoje seus 17 dias de festejos juninos nos 14 polos, que vão abrigar cerca de 1.200 apresentações culturais. Os homenageados são a poetisa Bia Marinho, o sanfoneiro Novinho da Paraíba e a Banda de Pau e Corda. Pra quem curte um bom espetáculo folclórico, a opção é o Festival de Quadrilhas Juninas Adultas e Infantojuvenis, que vai reunir 54 grupos desta quinta até o próximo dia 24 de junho no Sítio Trindade, na Zona Norte da capital.


CNBAMBU 12 de junho de 2025 12 de junho de 2025
Compartilhar essa postagem
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Telegram Copy Link Print
Compartilhar
Postagem Anterior Festival em São Paulo exibe documentários musicais até 22 de junho
Proxima POstagem No Dia dos Namorados, Viva Maria quer saber: o amor está na rede?

Últimas Postagens

Começa o Festival Goiamum Audiovisual no Rio Grande do Norte
Cultura 7 de julho de 2025
Serra Talhada (PE) festeja os 128 anos de nascimento de Lampião
Cultura 4 de julho de 2025
Encerramento do São João da Gente.
Geral 4 de julho de 2025
Senado aprova criação do Dia Nacional da Axé Music
Cultura 4 de julho de 2025
CNBAMBUCNBAMBU
Siga-NOS

Portal CNBAMBU - Notícias e Eventos de Coelho Neto e Região

Bem-vindo de volta!

Entre para acessar sua conta

Registrar-se Esqueceu sua senha?