Entrar
CNBAMBUCNBAMBU
Notificação Mostrar Mais
Aa
  • Página Inicial
  • Educação
  • Eventos
  • Geral
  • Parceiros
  • Cultura
  • Esportes
Leitura: Procissão das Sanfonas agora é Patrimônio Cultural Imaterial do PI
Compartilhar
Aa
CNBAMBUCNBAMBU
Buscar
  • Página Inicial
  • Educação
  • Eventos
  • Geral
  • Parceiros
  • Cultura
  • Esportes
Ter uma conta existente? Entrar
Siga-NOS
Portal CNBAMBU - Notícias e Eventos de Coelho Neto e Região
Home » Blog » Procissão das Sanfonas agora é Patrimônio Cultural Imaterial do PI
Cultura

Procissão das Sanfonas agora é Patrimônio Cultural Imaterial do PI

CNBAMBU
Última atualização 16/05/2025 as 3:50
CNBAMBU
Compartilhar
3 Min de Leitura
Compartilhar

Um marco da celebração e da manutenção da cultura brasileira, principalmente nordestina, ganhou mais um reconhecimento. A tradicional Procissão das Sanfonas, que acontece todos os anos em Teresina, agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Piauí.  

A Procissão acontece há 17 anos no dia 2 de agosto, data de falecimento do cantor e compositor Luiz Gonzaga e também Dia da Cultura Nordestina, reunindo sanfoneiros de todas as idades pelas ruas do centro da capital. O marco inicial é na Catedral de Nossa Senhora das Dores, onde acontece a benção das Sanfonas, em seguida, o cortejo musical segue até a frente do Museu do Piauí, encerrando a Procissão com música ao vivo.

O deputado estadual Francisco Limma, autor do projeto de lei, destacou que a cada edição, cresce o número de jovens sanfoneiros que se juntam ao cortejo, comprovando que a sanfona não é apenas um instrumento, mas uma peça fundamental para o futuro da cultura nordestina. Ele citou inclusive, a ligação de Gonzaga com o Piauí.

“Serviu o Exército aqui em Teresina, esteve em apresentação cultural em vários municípios do Piauí. Então, apenas reconhecendo o legado do Luiz Gonzaga para o Piauí, para o Brasil e a importância que tem essa caminhada das sanfonas, digamos, como um evento importante para a cultura piauiense.”

Criado em 2009, o evento nasceu do desejo de manter viva a memória do Rei do Baião, e foi idealizada pelo professor e pesquisador Wilson Seraine, junto com  Reginaldo Silva, que trabalhou 12 anos com Gonzagão. Wilson comemora que o evento que começou tímido, hoje possui celebrações semelhantes em outras cidades.

“Muitos sanfoneiros, muita gente, não só de Teresina, mas de toda região, inclusive de outros estados, e que tem uma repercussão tão grande que muitos outros municípios, até em outros estados, já começaram a fazer suas procissões: Marcha dos Sanfoneiros, Caminhada dos Sanfoneiros, Procissão dos Sanfoneiros, vários nomes. Isso é muito bacana porque é a repercussão do nosso trabalho e também a divulgação da obra e da vida de Luiz Gonzaga.”

Ao longo dos anos, a Procissão das Sanfonas acumulou reconhecimento e prestígio. Em 2021, venceu o Prêmio Profissionais da Música, na categoria “Som na Rua”, e mesmo em 2020, durante a pandemia, não deixou de acontecer, foi adaptada ao formato virtual e prestou homenagens a ícones como a cantora e compositora piauiense Maria da Inglaterra e o multi-instrumentista paraibano Sivuca.


CNBAMBU 16 de maio de 2025 16 de maio de 2025
Compartilhar essa postagem
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Telegram Copy Link Print
Compartilhar
Postagem Anterior SP: espetáculo “Espião Silenciado” está em cartaz no Teatro de Arena
Proxima POstagem Governo do Maranhão realiza mapeamento cultural nas periferias

Últimas Postagens

CNJ lança programa para promover a cultura no sistema prisional
Cultura 10 de abril de 2026
Maceió recebe festival de mulheres percussionistas
Cultura 10 de abril de 2026
Número de escolas de samba no Grupo Especial do Rio vai aumentar
Cultura 10 de abril de 2026
Exposição “Do Cosmos a Nós” atrai visitantes há mais de dez anos
Cultura 10 de abril de 2026
CNBAMBUCNBAMBU
Siga-NOS

Portal CNBAMBU - Notícias e Eventos de Coelho Neto e Região

Bem-vindo de volta!

Entre para acessar sua conta

Registrar-se Esqueceu sua senha?