Geral

MULHER COELHONETENSE EM DESTAQUE – EDIÇÃO 2021

Nossa convidada nesta etapa é uma mulher de fibra e de luta, vinda do campo que com  determinação superou todos as dificuldades que a vida lhe ofereceu e alcançou seus objetivos sonhados, sempre com fé, esperança, acreditando sempre naquele que tudo pode.

Hoje nós vamos conhecer um pouco de nossa convidada, que estará em nossos site e em todas nossas redes sociais a partir deste sábado, 30 de outubro de 2021, véspera do aniversário de 128 anos de nossa querida cidade. EVANIZ DA  DAVI DA SILVA VAZ 
        
IDENTIDADE

Nascida no dia 28.02.1964, no povoado Canoa, município de  nossa cidade, filha do casal, Raimundo Davi Neto e Desterro da Silva ambos lavradores. Casou aos 14 anos com o Sr. Dão João Machado Vaz a 43 anos,  mãe de cinco filhos( Antonio Carlos, Maria Ivanara, Antonio José, Keila e Romes Davi ,sendo que a 11 meses perdeu seu filho mais velho. Avó  de 12 netos: Kauã, Ana Gabriele, Carla Cristine, Suianne Vitória, Ialey Kaique, Acsa Rebeca, Juan , Davi, Isaac Nícolas, Gabriel, Alicia Sophia, Kelly Isadora e João   Rhavi , que somam na sua felicidade. 
Não estudou quando criança por falta de condições pois as família não tinha condições de se deslocar até o Povoado Deserto para pegar o ônibus para Coelho Neto. Em 1.980 vieram morar em Coelho Neto, na Avenida Coelho Neto, 434 – Bairro Bela Vista onde reside até os dias atuais.   

FORMAÇÃO

Iniciou  seus estudos com 22 anos, já mãe de cinco filhos, na Alfabetização ( Educação de  Jovens ), que na época se chama “ FUNDAÇÃO EDUCAR “ , NA RESIDÊNCIA DO Sr. Toinho no Bairro bela Vista, de 1.987 a 1.988 concluiu a 1ª e 2ª Etapa na FUNDAÇÃO EDUCAR NA Escola Raimundo Guanabara. No ano de 1.988 a 1.991, fez a 5ª, 6ª e 7ª série do Ginásio na Escola Municipal Walter Manoel Brito. No ano de 1.992 estudou a 8ª Série do ginásio na Escola Dr. Magno Bacelar. No ano de 1.993 iniciou o 2º Grau na Escola Municipal José Sarney onde concluiu, habilitação Profissional do Magistério de 1º Grau . Em 2001, deu inicio a sua formação superior pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI, em Licenciatura Plena em História, concluindo em 2005, no ano  2009,  concluiu o curso de Pós-Graduação em Supervisão Escolar, pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada.  

VIDA PROFISSIONAL

Em 08 de Junho de 1.984, trabalhou como voluntária na Creche, local onde seus filhos( Antonio Carlos e Maria Ivanara  estudavam, a mesma funcionava no Casarão do Jaguar Clube. Três dias depois mais precisamente no dia 11 de Junho, foi convidada para trabalhar como zeladora, dois anos depois passou a trabalhar  como recreadora, nome dado a função de quem cuidava das crianças na Creche. No ano de 1.989 realizou seu primeiro concurso público para o cargo de professora leiga, na administração do então prefeito Waltenir Lopes. 
   
SUA HISTÓRIA COM EDUCAÇÃO

A sua contribuição com a Educação sempre foi muito especial, foram oito anos na Educação Infantil nas Escolas Leozinho Sabido e Tio Matias, 04 Anos no Ensino Fundamental  I na Escola Tio Matias e 11 anos na EJA- Educação de Jovens e Adultos nas Escolas Tio Matias e Raimundo
Guanabara. Neste mesmo período desenvolveu com êxito seis Programas do Brasil Alfabetizado e  foi durante  oito anos Técnica na Secretaria Municipal de Educação-SEMEC, na função de Coordenadora da EJA – Educação de Jovens e Adultos.
  
Sempre pronta a novos desafios  no ano de 2009, fez e foi aprova do Concurso Público na Cidade de Duque Bacelar para o Cargo de professora de Educação Infantil, iniciando os trabalhos em 29.03.2010, onde continua até os dias atuais.

Em 2016 se aposentou por idade e contribuição pelo Município de Coelho Neto. Percebe-se pelo detalhamento dos anos trabalhados a sua dedicação e o seu amor a causa do ensinar e aprender e a sua grande contribuição co desenvolvimento de nossa educação.

VIDA SOCIAL

Mesmo com todas atribuições do dia com sua profissão, encontrava e ainda encontra tempo para se dedicar as causas sociais e religiosas de nossa cidade. De 1988 a 1996, participou como presidente da Associação de Moradores do Bairro Subestação. De 2004 a 2008, participou como Presidente da Associação do Bairro Bela Vista. Foi três vezes integrante do Conselho Municipal de Saúde e duas vezes do Conselho Municipal de  Assistência Social.

Católica e sempre temente a Deus, participa ativamente da Comunidade Nossa Senhora das Graças do Bairro Subestação, Paroquia de Santana da Diocese de Brejo, onde se catequisou, casou religiosamente, catequisou seus filhos. Participou da Coordenação da Comunidade da Subestação por quatro anos como tesoureira e dois anos como coordenadora.

Atualmente é catequista, dizimista, assessora da Infância e Adolescência Missionária. Juntamente com seu esposo ocupa hoje o cargo de Secretária do Conselho Paroquial da Pastoral Familiar e membro da Pastoral da Liturgia.
    
No resumo da história de nossa convidada fica claro a grandiosidade da mulher  determinada, corajosa, participativa e comprometida com tudo aquilo que faz, especialmente quando se trata da Educação e do ser humano. 

Agradecemos a professora e Sra. Evaniz Davi da Silva Vaz pela confiança que com sua linda história de vida embeleza a nossa página. Esta é mais uma Linda Mulher Destaque de Coelho Neto.

SUA MENSAGENS
     
“ Na vida aprendi a nunca desistir de meus sonhos, a me manter firme com a minha fé e esperança na superação dos obstáculos e na conquista de minha esperanças. Deus estar conosco sempre.” Muito Obrigada ao Portal CNBAMBU, nas pessoas dos amigos, Euclides e Toinho da Cultura  e a De Um Tudo que contribuiu com dois LOOKS para produção do meu ensaio fotográfico.”        

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.