Entrar
CNBAMBUCNBAMBU
Notificação Mostrar Mais
Aa
  • Página Inicial
  • Educação
  • Eventos
  • Geral
  • Parceiros
  • Cultura
  • Esportes
Leitura: MEC oferece especialização em educação digital
Compartilhar
Aa
CNBAMBUCNBAMBU
Buscar
  • Página Inicial
  • Educação
  • Eventos
  • Geral
  • Parceiros
  • Cultura
  • Esportes
Ter uma conta existente? Entrar
Siga-NOS
Portal CNBAMBU - Notícias e Eventos de Coelho Neto e Região
Home » Blog » MEC oferece especialização em educação digital
Educação

MEC oferece especialização em educação digital

CNBAMBU
Última atualização 21/03/2025 as 12:58
CNBAMBU
Compartilhar
4 Min de Leitura
Compartilhar

O Ministério da Educação (MEC) promoveu um webinário nesta sexta-feira, 7 de março, para apresentar às redes municipais o curso de especialização “Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica”. Com a oferta de mais de cinco mil vagas, a formação é uma ação estratégica voltada para auxiliar as redes na implementação do currículo de educação digital e na formação continuada de professores para o desenvolvimento dos saberes digitais docentes. Além disso, o ministério divulgou a oferta de uma assessoria técnica e pedagógica na área para as secretarias de educação. A transmissão da live está disponível no canal do MEC no YouTube. 

Contents
Formação Escolas Conectadas 

As iniciativas integram as ações da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec). “Esta é uma iniciativa que visa abordar as formas de se utilizar a tecnologia de maneira intencional nas salas de aulas”, apontou a diretora de Apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Anita Stefani. “Queremos organizar e trazer uma visão mais sistêmica e coerente do investimento na tecnologia na educação básica, ao mesmo tempo em que pensamos nas formas de tratar o tema com a restrição do uso de celulares nas escolas. Desenvolvemos um conjunto de competências e habilidades necessárias para aplicar e formar a educação digital dentro das redes”, completou Stefani. 

Formação 

Durante o encontro desta sexta (7), foi apresentada a metodologia e a estrutura da especialização, que terá uma carga horária de 360h, bem como retiradas dúvidas sobre a adesão das secretarias municipais de educação, que pode ser realizada até o dia 12 de março, pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) ou por meio de formulário próprio. O curso será oferecido na modalidade educação a distância (EaD) pela plataforma AVA/UFMS, com momentos assíncronos e síncronos, e contará com fóruns de discussão, atividades práticas, tutorias, avaliações de aprendizagem e trabalho de conclusão de curso.  

A formação será dividida em oito disciplinas, que passarão por diversos conceitos e diretrizes da educação digital. São elas: fundamentos da educação digital; estrutura do currículo de educação digital na educação básica; caminhos para implementação do currículo de educação digital; conectividade e uso de tecnologias nas escolas; recursos educacionais digitais; inteligência artificial na educação; saberes docentes para o uso de tecnologias digitais; e plano de educação digital e inovação pedagógica. 

A especialização será ofertada em parceria com as seguintes universidades: Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Federal de São Carlos (UFSCAR); Federal de Santa Catarina (UFSC); Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); e Federal do Pará (UFPA). Cada uma das instituições ficará responsável pela formação na sua região. 

Outras informações e esclarecimentos podem ser obtidos no site da assessoria técnica e pedagógica ou pelo e-mail cgti@mec.gov.br. 

Escolas Conectadas 

A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), instituída pelo Decreto nº 11.713,  de 26 de setembro de 2023, é um esforço do Governo Federal em colaboração com os sistemas de ensino. O intuito é direcionar e garantir a conectividade para fins pedagógicos e o apoio à aquisição e à melhoria dos dispositivos e dos equipamentos em todas as escolas públicas de educação básica do país. 

Para atingir esses objetivos, a Estratégia Nacional definirá, com base em parâmetros de referência, qual é a conectividade adequada para as escolas. Assim, vai assegurar o uso pedagógico da tecnologia em sala de aula e coordenar todos os recursos e os atores do Governo Federal envolvidos no tema, garantindo a prioridade de conectar todas as escolas públicas da educação básica do Brasil até 2026. 

A conectividade adequada permite: a realização de atividades pedagógicas e administrativas on-line; o uso de recursos educacionais e de gestão; o acesso a áudios, vídeos, jogos e plataformas de streaming com intencionalidade pedagógica; e a disponibilidade de rede sem fio no ambiente escolar, composto por salas de aula, bibliotecas, laboratórios, salas de professores, áreas comuns e setores administrativos.  

EstudanteOn

CNBAMBU 21 de março de 2025 21 de março de 2025
Compartilhar essa postagem
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Telegram Copy Link Print
Compartilhar
Postagem Anterior Correções das redações do Enem 2024 já estão disponíveis
Proxima POstagem Programa Mais Professores dá desconto a docentes em hospedagens

Últimas Postagens

Site Cinema do Brasil reúne informações para fortalecer audiovisual
Cultura 13 de julho de 2025
Cinema brasileiro perde Jean-Claude Bernardet
Cultura 12 de julho de 2025
Ministério do Turismo lança Guia do Afroturismo no Brasil
Cultura 11 de julho de 2025
Ana Maria Gonçalves e seu “Um Defeito de Cor” chegam à ABL
Cultura 10 de julho de 2025
CNBAMBUCNBAMBU
Siga-NOS

Portal CNBAMBU - Notícias e Eventos de Coelho Neto e Região

Bem-vindo de volta!

Entre para acessar sua conta

Registrar-se Esqueceu sua senha?