Entrar
CNBAMBUCNBAMBU
Notificação Mostrar Mais
Aa
  • Página Inicial
  • Educação
  • Eventos
  • Geral
  • Parceiros
  • Cultura
  • Esportes
Leitura: Filme Malês tem exibição de pré-estreia em Belém nesta terça-feira
Compartilhar
Aa
CNBAMBUCNBAMBU
Buscar
  • Página Inicial
  • Educação
  • Eventos
  • Geral
  • Parceiros
  • Cultura
  • Esportes
Ter uma conta existente? Entrar
Siga-NOS
Portal CNBAMBU - Notícias e Eventos de Coelho Neto e Região
Home » Blog » Filme Malês tem exibição de pré-estreia em Belém nesta terça-feira
Cultura

Filme Malês tem exibição de pré-estreia em Belém nesta terça-feira

CNBAMBU
Última atualização 16/09/2025 as 2:24
CNBAMBU
Compartilhar
2 Min de Leitura
Compartilhar

Após passagem por vários festivais de cinema e exibições especiais em cidades como Brasília e Rio de Janeiro, o filme Malês, do diretor e ator Antônio Pitanga, terá pré-estreia em Belém, Pará, nesta terça-feira (16). A sessão acontece às 19h30, no Cine Líbero, e contará com a presença do cineasta. Os ingressos serão vendidos uma hora antes do início da sessão na bilheteria do cinema. Baseado em fatos históricos, o filme retrata a Revolta dos Malês, o maior levante organizado por pessoas escravizadas da história do Brasil, que ocorreu em 1835, em Salvador, na Bahia.

No centro da história, a atriz Samira Carvalho, interpreta uma jovem mulher muçulmana que é arrancada de sua terra natal na África, no dia do seu casamento. Ela e o noivo são trazidos como escravos para o Brasil e se envolvem com a insurreição. Encabeçada por africanos muçulmanos, chamados de malês, a rebelião aconteceu no final do Ramadã, o mês sagrado islâmico. Após o fracasso da revolta, os manifestantes foram duramente punidos e a repressão contra os negros no Brasil aumentou.

O filme também apresenta ao público nomes reais dos envolvidos na rebelião, entre eles, Pacífico Licutan, interpretado pelo próprio Antônio Pitanga. Licutan foi um dos líderes do levante. Ele reforçava a importância da participação de diferentes tribos e religiões para o sucesso da revolta e o fim da escravidão. Malês estreia em circuito comercial dos cinemas no próximo dia 2 de outubro.


CNBAMBU 16 de setembro de 2025 16 de setembro de 2025
Compartilhar essa postagem
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Telegram Copy Link Print
Compartilhar
Postagem Anterior Viva Maria: ouça o 2º episódio do podcast especial pelos seus 44 anos
Proxima POstagem Festival Homens de Barro começa hoje (17) em Ibirataia, na Bahia

Últimas Postagens

Emílio Goeldi: programação focada no meio ambiente vai até dia 28
Cultura 25 de junho de 2026
Mostras celebram diversidade na frente e atrás das câmeras de cinema
Cultura 25 de junho de 2026
Projeto Tela Brasil chega a Salvador e Belo Horizonte
Cultura 25 de junho de 2026
UFPE concede título póstumo de Doutor Honoris Causa a Mestre Vitalino
Cultura 25 de junho de 2026
CNBAMBUCNBAMBU
Siga-NOS

Portal CNBAMBU - Notícias e Eventos de Coelho Neto e Região

imunify-bot-check
Bem-vindo de volta!

Entre para acessar sua conta

Registrar-se Esqueceu sua senha?