Entrar
CNBAMBUCNBAMBU
Notificação Mostrar Mais
Aa
  • Página Inicial
  • Educação
  • Eventos
  • Geral
  • Parceiros
  • Cultura
  • Esportes
Leitura: Festa de Olojá passa a fazer parte do calendário oficial de Salvador
Compartilhar
Aa
CNBAMBUCNBAMBU
Buscar
  • Página Inicial
  • Educação
  • Eventos
  • Geral
  • Parceiros
  • Cultura
  • Esportes
Ter uma conta existente? Entrar
Siga-NOS
Portal CNBAMBU - Notícias e Eventos de Coelho Neto e Região
Home » Blog » Festa de Olojá passa a fazer parte do calendário oficial de Salvador
Cultura

Festa de Olojá passa a fazer parte do calendário oficial de Salvador

CNBAMBU
Última atualização 05/03/2026 as 2:22
CNBAMBU
Compartilhar
2 Min de Leitura
Compartilhar

A Festa de Olojá, que reverencia o orixá Exu, agora faz parte do calendário oficial de eventos de Salvador.  A celebração também integra o projeto Agô Bahia, voltado para o incremento do afroturismo.

Essa quinta edição traz o tema “Do mercado ao mundo: Exu no calendário da cidade”, que faz referência justamente à introdução da celebração de matriz africana no calendário oficial das festas populares da capital baiana. 

Realizada pelo Terreiro Ilê Asé Ojisé Olodumaré – Casa do Mensageiro, junto com feirantes e outros parceiros, o festejo acontece na Feira livre de São Joaquim, a maior do gênero em Salvador. A Festa de Olojá – Senhor do Mercado está com a programação deste ano já em andamento e terá seu ponto alto nesta sexta e sábado.

Nesta sexta-feira acontece a 1ª Feira Preta São Joaquim Cultural, no Mercado da Memória Ancestral. Já no sábado, às 8h, haverá o Cortejo Olojá, o Xiré Olojá para todos os orixás; e a partir do meio-dia, quase 100 terreiros de candomblé, organizados em 40 barracas, distribuirão alimentos gratuitamente ao público. Segundo os organizadores, esse momento de partilha é um dos pilares do evento, reafirmando valores de coletividade, cuidado e responsabilidade comunitária, já que no candomblé, Exu Olojá é o Senhor do Mercado, representando o movimento, a troca, a comunicação e a prosperidade.

E, às 14h, o espaço o Palco Nagô recebe grupos oriundos das casas de santo, como afoxés, grupos de samba e manifestações populares, encerrando as celebrações deste ano do Orixá considerado o  Guardião dos Caminhos pelos candomblecistas. 


CNBAMBU 5 de março de 2026 5 de março de 2026
Compartilhar essa postagem
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Telegram Copy Link Print
Compartilhar
Postagem Anterior Festival do Dendê começa nesta quarta-feira (4) na Bahia
Proxima POstagem Mistérios do universo atraem visitantes ao Museu do Amanhã 

Últimas Postagens

Rio de Janeiro entra, de vez, no clima do show da Shakira
Cultura 30 de abril de 2026
Festival Sabores de Pipa começa nesta quinta com o tema Tradição
Cultura 30 de abril de 2026
Mostra “Brasil: Terra Indígena” segue aberta até 6 de maio em Belém
Cultura 30 de abril de 2026
Salão de Abril começa em Fortaleza com arte nordestina e homenagem
Cultura 29 de abril de 2026
CNBAMBUCNBAMBU
Siga-NOS

Portal CNBAMBU - Notícias e Eventos de Coelho Neto e Região

Bem-vindo de volta!

Entre para acessar sua conta

Registrar-se Esqueceu sua senha?