Entrar
CNBAMBUCNBAMBU
Notificação Mostrar Mais
Aa
  • Página Inicial
  • Educação
  • Eventos
  • Geral
  • Parceiros
  • Cultura
  • Esportes
Leitura: Exposição com fotos de Sebastião Salgado chega a Recife
Compartilhar
Aa
CNBAMBUCNBAMBU
Buscar
  • Página Inicial
  • Educação
  • Eventos
  • Geral
  • Parceiros
  • Cultura
  • Esportes
Ter uma conta existente? Entrar
Siga-NOS
Portal CNBAMBU - Notícias e Eventos de Coelho Neto e Região
Home » Blog » Exposição com fotos de Sebastião Salgado chega a Recife
Cultura

Exposição com fotos de Sebastião Salgado chega a Recife

CNBAMBU
Última atualização 26/03/2025 as 12:51
CNBAMBU
Compartilhar
2 Min de Leitura
Compartilhar

Recife é a primeira cidade do Nordeste a receber a Exposição “Gold – Mina de Ouro de Serra Pelada“, do renomado fotógrafo Sebastião Salgado.

A partir desta quarta-feira, as 54 fotografias do artista capturadas na década de 1980 e que fazem o registro de milhares de garimpeiros podem ser observadas na unidade da Caixa Cultural pernambucana.

A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada até o dia 29 de junho.

Sebastião ficou 30 dias em Serra Pelada, e suas lentes tentaram materializar como era o maior garimpo a céu aberto do mundo, localizado em Curionópolis, na região da Amazônia paraense.

A mostra aborda o cotidiano da mina de onde foram extraídas toneladas de ouro em mais de uma década de exploração, destacando a realidade dos trabalhadores em atividade, as condições precárias, e a “febre do ouro” que reuniu cerca de 50 mil garimpeiros no auge do período de extração.

Economista de formação, Sebastião Salgado nasceu em 1944, em Minas Gerais e vive em Paris, França. Ele iniciou sua carreira como fotógrafo em 1973 e já percorreu mais de 100 países para desenvolver projetos de fotografia. Em 2014, o documentário O Sal da Terra, codirigido pelo premiado cineasta alemão Wim Wenders e  por Juliano Ribeiro Salgado, filho de Sebastião,  foi premiado em Cannes e indicado ao Oscar de Melhor Documentário.

A exposição Gold – Mina de Ouro Serra Pelada faz parte das comemorações de 45 anos do projeto Caixa Cultural no Brasil.

Ainda este ano, Belém do Pará deve ser a primeira cidade da Região Norte a ganhar mais uma unidade da Caixa Cultural. 


CNBAMBU 26 de março de 2025 26 de março de 2025
Compartilhar essa postagem
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Telegram Copy Link Print
Compartilhar
Postagem Anterior Petrolina divulga programação para festejos juninos
Proxima POstagem Mais de 23 mil exemplares da FCRB passam por tratamento de preservação

Últimas Postagens

Cacique indígena usa literatura para exaltar povos originários
Cultura 19 de abril de 2026
Inscrições para 24ª Semana Nacional de Museus estão abertas
Cultura 18 de abril de 2026
Espetáculo em São Paulo retrata histórias da Guerra de Canudos
Cultura 18 de abril de 2026
Começa em Manaus o 27º Festival Amazonas de Ópera
Cultura 17 de abril de 2026
CNBAMBUCNBAMBU
Siga-NOS

Portal CNBAMBU - Notícias e Eventos de Coelho Neto e Região

Bem-vindo de volta!

Entre para acessar sua conta

Registrar-se Esqueceu sua senha?