Entrar
CNBAMBUCNBAMBU
Notificação Mostrar Mais
Aa
  • Página Inicial
  • Educação
  • Eventos
  • Geral
  • Parceiros
  • Cultura
  • Esportes
Leitura: Em SP, mostra Paiter Suruí, apresenta, em fotos, o cotidiano da etnia
Compartilhar
Aa
CNBAMBUCNBAMBU
Buscar
  • Página Inicial
  • Educação
  • Eventos
  • Geral
  • Parceiros
  • Cultura
  • Esportes
Ter uma conta existente? Entrar
Siga-NOS
Portal CNBAMBU - Notícias e Eventos de Coelho Neto e Região
Home » Blog » Em SP, mostra Paiter Suruí, apresenta, em fotos, o cotidiano da etnia
Cultura

Em SP, mostra Paiter Suruí, apresenta, em fotos, o cotidiano da etnia

CNBAMBU
Última atualização 31/07/2025 as 9:56
CNBAMBU
Compartilhar
2 Min de Leitura
Compartilhar

Uma exposição em cartaz em São Paulo revela um acervo inédito de fotografias familiares do povo indígena Paiter Suruí, que vive entre os estados de Rondônia e Mato Grosso.

A mostra Paiter Suruí, Gente de Verdade narra a história e o cotidiano desta etnia, ao exibir mais de 900 imagens feitas em sua maioria pelos próprios indígenas desde os anos 1970.

Foi nessa época que as câmeras chegaram ao território da Terra Indígena Sete de Setembro e passaram a ser utilizadas pela população local.

O acervo de fotografias analógicas das famílias indígenas exibido na exposição documenta o dia a dia no território, aniversários, casamentos, batizados e competições esportivas, além dos desafios decorrentes dos contatos com os não indígenas.

A curadora da exposição Lahayda Poma destaca o ineditismo e a beleza do material da mostra, como um grande álbum de família, composto de registros informais e pessoais do povo Paiter Suruí.

As imagens do acervo histórico estavam armazenadas nas casas das famílias, guardadas em álbuns, caixas e estantes das diferentes aldeias do território indígena.

Agora, a história, as tradições, os afetos, o cotidiano e a resistência do povo Paiter Suruí são narrados a partir de seus próprios vídeos e fotografias, reunidos pelo Coletivo Lakapoy, um grupo pioneiro de audiovisual indígena.

A curadora Lahayada conta que a mostra reúne ainda entrevistas, objetos artesanais e fotos contemporâneas.

A exposição Paiter Suruí, Gente de Verdade fica em cartaz no Instituto Moreira Salles, na avenida Paulista, até 02 de novembro. A entrada é gratuita.


CNBAMBU 31 de julho de 2025 31 de julho de 2025
Compartilhar essa postagem
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Telegram Copy Link Print
Compartilhar
Postagem Anterior Batatinha é homenageado com série de shows e palestras
Proxima POstagem Dia do Poeta da Literatura de Cordel é celebrado hoje em todo o Brasil

Últimas Postagens

Grande Final do 8º Campeonato Intermunicipal Rural do Povoado Paú!
Esportes Geral 22 de setembro de 2025
“Futuro, futuro” vence o 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Cultura 21 de setembro de 2025
19ª Primavera dos Museus começa nesta segunda (22)
Cultura 21 de setembro de 2025
Como Gastar Menos no Supermercado: Dicas Práticas para Estudantes e Concurseiros
Educação 21 de setembro de 2025
CNBAMBUCNBAMBU
Siga-NOS

Portal CNBAMBU - Notícias e Eventos de Coelho Neto e Região

Bem-vindo de volta!

Entre para acessar sua conta

Registrar-se Esqueceu sua senha?