Entrar
CNBAMBUCNBAMBU
Notificação Mostrar Mais
Aa
  • Página Inicial
  • Educação
  • Eventos
  • Geral
  • Parceiros
  • Cultura
  • Esportes
Leitura: Documentário retrata mulheres da primeira Seleção Feminina de futebol
Compartilhar
Aa
CNBAMBUCNBAMBU
Buscar
  • Página Inicial
  • Educação
  • Eventos
  • Geral
  • Parceiros
  • Cultura
  • Esportes
Ter uma conta existente? Entrar
Siga-NOS
Portal CNBAMBU - Notícias e Eventos de Coelho Neto e Região
Home » Blog » Documentário retrata mulheres da primeira Seleção Feminina de futebol
CulturaEsportes

Documentário retrata mulheres da primeira Seleção Feminina de futebol

CNBAMBU
Última atualização 18/06/2025 as 2:21
CNBAMBU
Compartilhar
4 Min de Leitura
Compartilhar

O filme “As Primeiras” está em cartaz esta semana nos cinemas com um tema pouco conhecido pelo público brasileiro. O documentário, dirigido por Adriana Yañez, conta as histórias das mulheres que formaram a base da primeira Seleção Feminina de futebol do Brasil, nos anos 1980. O filme traz depoimentos de seis ex-jogadoras.

Quando Elane dos Santos, Leda Maria, Maria Lucia da Silva, Marilza Martins, Marisa Pires, Roseli de Belo e Rosilane Camargo começaram a jogar, o esporte era proibido para mulheres. O futebol feminino foi regulamentado no Brasil apenas em 1983, após mais de 40 anos de proibição. Em 1941, um decreto do Estado Novo impediu que mulheres praticassem esportes.

Aira Bonfim, responsável pela pesquisa do filme, aponta uma semelhança comum entre as gerações das jogadoras que vieram antes das que jogaram depois da proibição:

“Esse grupo de pioneiras que a gente escolheu, elas habitam os mesmos bairros suburbanos cariocas que essas equipes apareceram na década de 40. Então, é quase que uma retomada, né, elas reaparecem nesses mesmos terrenos. Então, o filme faz essa relação desse ambiente, dessa periferia carioca”.

Agora, o filme traz os depoimentos dessas mulheres pioneiras que vivem nos subúrbios do Rio de Janeiro, estão perto dos 60 anos e guardam um passado comum: são a base da primeira Seleção Feminina de futebol do Brasil.


fotografia da primeira seleção brasileira feminina de futebol
Imagens cedidas pela Olé Produções
fotografia da primeira seleção brasileira feminina de futebol
Imagens cedidas pela Olé Produções

Fotografia da primeira Seleção Brasileira Feminina de Futebol. Imagens cedidas pela Olé Produções.

Ex-jogadoras como Leda Maria Abreu, de 59 anos.  Moradora de Itaboraí, na região metropolitana do Rio, Leda esteve em campo profissionalmente por 26 anos. Ela conta que tinha 17 anos quando foi cabeça de área na primeira Seleção Feminina brasileira.

“Trazer uma visibilidade pra gente, né, porque a gente teve um apagamento de uma geração inteira, e mostrar o quanto a gente lutou, o quanto a gente sofreu para estar dentro dos campos, lutando contra tudo e contra todos. A gente conseguiu, através do filme, trazer essa amizade que nos unia, atravessando essas barreiras todas desse período, né, que a gente jogou futebol”.

Nessa época, o retorno financeiro foi baixo, e elas tiveram de buscar novos caminhos e novos sentidos para a rotina, depois que a vida dentro do campo foi interrompida.

Para a diretora do filme, Adriana Iañez, o documentário faz um resgate histórico sobre a amizade feminina, sobre a memória do futebol das brasileiras e sobre a capacidade dessas mulheres de reconstruir suas vidas, apesar das injustiças que sofreram.

“Quase quatro décadas depois, elas continuam nas mesmas comunidades, vivendo de trabalhos informais, mas, mesmo assim, elas têm uma força, uma esperança e, ao mesmo tempo, um orgulho e uma alegria de terem tido a história que elas tiveram, de ter tido a oportunidade de jogar futebol e se conhecer. É muito bonito ver a força da amizade feminina e a resiliência dessas mulheres”.

De tempos em tempos, as ex-atletas se reencontram para jogar uma boa partida e botar o papo em dia.

O filme está em cartaz em salas de cinemas em São Paulo e no Rio de Janeiro. A partir do dia 17 de abril, “As Primeiras” fica disponível no serviço de streaming.


CNBAMBU 18 de junho de 2025 14 de abril de 2025
Compartilhar essa postagem
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Telegram Copy Link Print
Compartilhar
Postagem Anterior MOV Festival abre inscrições para mostras competitivas de curtas
Proxima POstagem Projeto Lá Vem História atende 13 mil alunos de escolas públicas no RJ

Últimas Postagens

Paço Imperial celebra 40 anos com exposição de mais de 160 trabalhos
Cultura 8 de maio de 2026
Começa em Manaus a tradicional Feira Folclórica do Amazonas
Cultura 7 de maio de 2026
Salão do Turismo começa hoje em Fortaleza
Cultura 7 de maio de 2026
Balé Teatro Castro Alves seleciona artistas-pesquisadores
Cultura 6 de maio de 2026
CNBAMBUCNBAMBU
Siga-NOS

Portal CNBAMBU - Notícias e Eventos de Coelho Neto e Região

Bem-vindo de volta!

Entre para acessar sua conta

Registrar-se Esqueceu sua senha?