Foi sancionado no dia 11 de julho de 2023 a Lei nº 14.617, que institui o mês de agosto como o mês da Primeira Infância.
A Lei prevê que no mês da Primeira Infância sejam realizadas ações integradas, nos âmbitos nacional, estadual, distrital e municipal, com o objetivo de promover educação continuada e valorização dos profissionais que atuam com crianças na primeira infância e com suas famílias; e disseminação da importância do desenvolvimento da criança nos primeiros meses de vida.
A primeira infância é um período crítico para o desenvolvimento humano, e as experiências da criança nessa fase têm um impacto duradouro em sua vida. É durante a primeira infância que os fundamentos são construídos para a saúde, aprendizado, comportamento e bem-estar ao longo da vida.
Pensando nisso a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, em parceria com as Secretarias de Educação, Saúde, Cultura e Conselho Tutelar, realizaram no último dia 30/08 na praça Maria Inês (Shopping do Povo), para comemorar o mês da Primeira Infância trazendo às crianças, gestantes e às suas famílias diversas atividades como: dança, atração musical, brincadeiras, oficinas de brinquedos com material reciclável, atendimento odontológico e aplicação de flúor, atualização da carteira de vacinação, dentre outras atividades importantes para estimular o desenvolvimento humano.
Participaram ainda do evento o Supervisor do programa Criança Feliz Mauro Sérgio, a Coordenadora do CRAS Acolhendo Famílias Waldirene Nunes, Coordenora do Conselho Tutelar, a Secretária de Educação Jesuslene Luz, a Coordenadora da Educação Infantil Layane Miranda e a Coordenadora da Saúde da Mulher e da Criança Bianca Crateús que abordou sobre a importância do aleitamento materno às gestantes presentes que participam do Programa Criança Feliz e em seguida foi feito uma entrega simbólica de brindes.
Para finalizar o Supervisor do Programa Criança Feliz agradeceu aos presentes, a secretária Sônia Maria e ao prefeito Bruno Silva por sempre priorizarem a Primeira Infância.