Entrar
CNBAMBUCNBAMBU
Notificação Mostrar Mais
Aa
  • Página Inicial
  • Educação
  • Eventos
  • Geral
  • Parceiros
Leitura: Aos amantes das Letras e o amor pelo literário
Compartilhar
Aa
CNBAMBUCNBAMBU
Buscar
  • Página Inicial
  • Educação
  • Eventos
  • Geral
  • Parceiros
Ter uma conta existente? Entrar
Siga-NOS
Portal CNBAMBU - Notícias e Eventos de Coelho Neto e Região
Home » Blog » Aos amantes das Letras e o amor pelo literário
Geral

Aos amantes das Letras e o amor pelo literário

CN BAMBU 01
Última atualização 21/05/2020 as 9:20
CN BAMBU 01
Compartilhar
3 Min de Leitura
Compartilhar

ão há comunicação mais fascinante do que expressar-se através das Letras. Desde os primórdios, com seus vestíveis primitivos e com aprimoramento gradativo, pombo-correio, cartas, telegramas e as mais evoluídas hastags, escrever é surreal. 

Contents
Ana BaldêzAna Dorisllanny de J. Baldêz, 30 anos, é natural de Buriti-MA. Professora formada no Magistério e graduada em Letras Português/Inglês. Filha de Professora que era amante da Língua Portuguesa, tornou-se amante das letras, tendo por paixão o gênero cordelista e poemas em versos livres.Residente em Arari há alguns anos, é apaixonada pelo lado cultural e literário da cidade. Já realizou o Mini Festival de Poemas e Poesias, na Escola José Francisco, no Peri-mirim, onde incentivou alguns alunos a mostrarem os talentos, através do ato de ler, escrever e interpretar .Na oportunidade do referido festival literário, foram homenageados escritores ararienses que fazem parte da ALAC: os confrades Adenildo Bezerra e Cleilson Fernandes .Atualmente, a professora Ana Baldez ministra aulas partículas, cuja motivação e incentivo é que as crianças até 10 anos de idade saibam ler, escrever, compreender e interpretar, de forma consciente e encantadora.

Com as letras, é possível viajar em linhas e entrelinhas de todas as sensações e sentimentos, pensamentos e percepções.

A saudade e o amor, por exemplo, são os mais cogitados. Escrever sobre ambos é produzir com a alma, interpretar com o coração e compreender, com a razão, o quase incompreensível. Nesse particular, há casos em que não há letras e palavras suficientes.

Ah, as letras! De boas redações, das canções, dos versos e recordações.  

Na forma brasileira, como falam por aí, usar as letras é “caetanear, buarquear, machadear e cora coralinizar”. Na forma maranhense é, então, “aluiziar-se, gullariar-se”, entre terras, palmeiras e sabiás, “gonçalvear” em seu exílio…

Mas, é quase impossível falar das Letras, sem falar em Arari, berço da literatura local, através de canções, descrição de paisagens, cultura e tradições tantas. Aqui há sempre algo a ser escrito. Do rio Mearim, por exemplo, as mais variadas inspirações. A cidade é lugar de grandes recordações e das atuais escritas e interpretações da realidade.

Por aqui, “peronizar, clodomir-se-á” e viajar com tantos nomes e renomes que compõem o que se poderia chamar de gênero literário arariense, “josé marisiando, hilton mendonciando, adenilzeando, marise batalheando, edna bezerreando, cleilson fernandeando” e tanto outros nomes, com os quais é possível “gerundiar”, pois os mesmos têm amor pelas Letras e, literalmente, a arte de “literar”.   

Ana Baldêz

Ana Dorisllanny de J. Baldêz, 30 anos, é natural de Buriti-MA. Professora formada no Magistério e graduada em Letras Português/Inglês. Filha de Professora que era amante da Língua Portuguesa, tornou-se amante das letras, tendo por paixão o gênero cordelista e poemas em versos livres.

Residente em Arari há alguns anos, é apaixonada pelo lado cultural e literário da cidade. Já realizou o Mini Festival de Poemas e Poesias, na Escola José Francisco, no Peri-mirim, onde incentivou alguns alunos a mostrarem os talentos, através do ato de ler, escrever e interpretar .

Na oportunidade do referido festival literário, foram homenageados escritores ararienses que fazem parte da ALAC: os confrades Adenildo Bezerra e Cleilson Fernandes .

Atualmente, a professora Ana Baldez ministra aulas partículas, cuja motivação e incentivo é que as crianças até 10 anos de idade saibam ler, escrever, compreender e interpretar, de forma consciente e encantadora.

Fonte:https://quarentenaliteraria.blogspot.com/2020/05/aos-amantes-das-letras-e-o-amor-pelo.html

Palavras Chave top, top1
CN BAMBU 01 21 de maio de 2020 21 de maio de 2020
Compartilhar essa postagem
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Telegram Copy Link Print
Compartilhar
Postagem Anterior DIRETO DA ASSEMBLEIA MAIO 20
Proxima POstagem Nesta quinta-feira, o editor-chefe e apresentador do “Jornal Nacional”, William Bonner

Últimas Postagens

No Dia dos Namorados, Viva Maria quer saber: o amor está na rede?
Cultura 12 de junho de 2025
Programação revela o mosaico cultural dos festejos juninos no Brasil
Cultura 12 de junho de 2025
Festival em São Paulo exibe documentários musicais até 22 de junho
Cultura 11 de junho de 2025
Em meio a festas juninas, Salão do Artesanato começa em Campina Grande
Cultura 11 de junho de 2025
CNBAMBUCNBAMBU
Siga-NOS

Portal CNBAMBU - Notícias e Eventos de Coelho Neto e Região

Bem-vindo de volta!

Entre para acessar sua conta

Registrar-se Esqueceu sua senha?