Entrar
CNBAMBUCNBAMBU
Notificação Mostrar Mais
Aa
  • Página Inicial
  • Educação
  • Eventos
  • Geral
  • Parceiros
  • Cultura
  • Esportes
Leitura: Encontro celebra protagonismo indígena nas artes e na literatura
Compartilhar
Aa
CNBAMBUCNBAMBU
Buscar
  • Página Inicial
  • Educação
  • Eventos
  • Geral
  • Parceiros
  • Cultura
  • Esportes
Ter uma conta existente? Entrar
Siga-NOS
Portal CNBAMBU - Notícias e Eventos de Coelho Neto e Região
Home » Blog » Encontro celebra protagonismo indígena nas artes e na literatura
Cultura

Encontro celebra protagonismo indígena nas artes e na literatura

CNBAMBU
Última atualização 15/10/2025 as 9:38
CNBAMBU
Compartilhar
2 Min de Leitura
Compartilhar

Celebrar o protagonismo indígena na literatura e nas artes. Essa é a proposta do “Encontro de escritores e artistas indígenas”, que vai até domingo, no Rio de Janeiro, com entrada gratuita. 

O evento conta com a realização do Ministério da Cultura e o apoio do Ministério dos Povos Indígenas. A iniciativa é idealizada pelo escritor e educador Daniel Munduruku. Ele avalia que a cultura indígena sempre encontrou uma forma de se fazer presente, mas que nos últimos 20 anos,  essa presença deu um salto.

Eu acho que a cultura indígena se apresentou desde sempre, mas acho que, nos últimos 20 anos, ela teve a possibilidade de se expressar de uma maneira muito libertadora. Porque a sociedade se abriu um pouco mais para enxergar a riqueza dessa diversidade, e porque as populações indígenas também aprenderam a usar os instrumentos do colonizador para fazerem seus gritos e vozes serem ouvidos.

A programação inclui mesas de conversas, lançamentos de livros, roda de poesia, apresentações musicais, oficinas de ilustração e atividades para crianças. Tudo de graça e aberto ao público.

A edição deste ano acontece na Casa de Rui Barbosa e no Museu de Arte do Rio e inclui atividades educativas voltadas para a formação de professores. 

Mais de 30 escritores e artistas indígenas participam. Entre os destaques estão as lideranças indígenas Marcos Terena, Catarina Tupi Guarani e Darlene Taukane.

No último dia do encontro, no domingo, sera realizada a etapa cultural na Fundação Casa de Rui Barbosa, com apresentações musicais, oficinas de ilustração, atividades para crianças, contação de histórias, roda de poesia e feira de artesanato e de livros indígenas. Um dia cultural para toda a família.


CNBAMBU 15 de outubro de 2025 15 de outubro de 2025
Compartilhar essa postagem
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Telegram Copy Link Print
Compartilhar
Postagem Anterior Pasta da Cultura lança edital para formação audiovisual no exterior
Proxima POstagem Neste Dia dos Professores, se celebram os 115 anos de Antonio Houaiss

Últimas Postagens

Com Amor, Alcione: exposição celebra a dama do samba
Cultura 14 de julho de 2026
Brasileirão: Maceió sedia o campeonato nacional das quadrilhas juninas
Cultura 14 de julho de 2026
Feira dedicada ao artesanato segue até o dia 19 em Olinda (PE)
Cultura 14 de julho de 2026
Foto de pássaros em fios elétricos vira sinfonia premiada em Cannes
Cultura 13 de julho de 2026
CNBAMBUCNBAMBU
Siga-NOS

Portal CNBAMBU - Notícias e Eventos de Coelho Neto e Região

imunify-bot-check
Bem-vindo de volta!

Entre para acessar sua conta

Registrar-se Esqueceu sua senha?