Entrar
CNBAMBUCNBAMBU
Notificação Mostrar Mais
Aa
  • Página Inicial
  • Educação
  • Eventos
  • Geral
  • Parceiros
  • Cultura
  • Esportes
Leitura: Procissão das Sanfonas homenageia legado de Luiz Gonzaga no Piauí
Compartilhar
Aa
CNBAMBUCNBAMBU
Buscar
  • Página Inicial
  • Educação
  • Eventos
  • Geral
  • Parceiros
  • Cultura
  • Esportes
Ter uma conta existente? Entrar
Siga-NOS
Portal CNBAMBU - Notícias e Eventos de Coelho Neto e Região
Home » Blog » Procissão das Sanfonas homenageia legado de Luiz Gonzaga no Piauí
Cultura

Procissão das Sanfonas homenageia legado de Luiz Gonzaga no Piauí

CNBAMBU
Última atualização 01/08/2025 as 12:34
CNBAMBU
Compartilhar
2 Min de Leitura
Compartilhar

O som de dezenas de sanfonas vai marcar a trilha sonora desta sexta-feira (1º) pelas ruas de Teresina, no Piauí. É que acontece hoje a 17ª Procissão das Sanfonas na cidade.

O evento, que é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e da capital, celebra o legado do cantor e compositor Luiz Gonzaga, falecido no dia 2 de agosto de 1989 e também o aniversário de Teresina, que completa 173 anos neste mês.

A concentração, reunindo sanfoneiros de vários estados e amantes da música nordestina, começa a partir das 15h em frente à Catedral Nossa Senhora das Dores. No local, ocorre a benção das sanfonas, saindo depois em cortejo até o Museu do Piauí, onde estão marcadas várias apresentações musicais e homenagens que entram pela noite desta sexta-feira.

Daniel Gonzaga, filho de Gonzaguinha e neto de Gonzagão, está em Teresina e faz o convite especial: “Eu vim aqui para o Piauí para a Procissão das Sanfonas, aqui de Teresina.  Eu estou convidando você para estar com a gente lá para se divertir com a gente, lembrar do velho, quem sabe cantar umas canções”. 

Este ano, a Procissão também faz uma homenagem aos 80 anos do nascimento de Gonzaguinha, filho do Rei do Baião, que também deixou seu nome na história da música brasileira. O cordelista Pedro Sampaio, representante da Colônia Gonzaguiana Cearense, está em terras teresinenses para lançar o cordel especial celebrando Gonzaguinha. “E mais uma vez, a gente rendendo homenagens através da cordelização da procissão “Gonzaguinha Oitentão”, é tema da procissão e nós vamos estar aqui participando. Salve e Viva Colônia Gonzaguiana do Piauí ! Viva a 17ª Procissão das Sanfonas de Teresina!”, diz.

Criado em 2009, o evento nasceu do desejo de manter viva a memória do Rei do Baião, e foi idealizada pelo professor e pesquisador Wilson Seraine, junto com  Reginaldo Silva, que trabalhou 12 anos com Gonzagão.

*Com sonoplastia de Jailton Sodré


CNBAMBU 1 de agosto de 2025 1 de agosto de 2025
Compartilhar essa postagem
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Telegram Copy Link Print
Compartilhar
Postagem Anterior Com homenagem a Dias Gomes, Flipelô chega à 9ª edição
Proxima POstagem Flipinha tem programação garantida para a criançada

Últimas Postagens

Grande Final do 8º Campeonato Intermunicipal Rural do Povoado Paú!
Esportes Geral 22 de setembro de 2025
“Futuro, futuro” vence o 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Cultura 21 de setembro de 2025
19ª Primavera dos Museus começa nesta segunda (22)
Cultura 21 de setembro de 2025
Como Gastar Menos no Supermercado: Dicas Práticas para Estudantes e Concurseiros
Educação 21 de setembro de 2025
CNBAMBUCNBAMBU
Siga-NOS

Portal CNBAMBU - Notícias e Eventos de Coelho Neto e Região

Bem-vindo de volta!

Entre para acessar sua conta

Registrar-se Esqueceu sua senha?