Entrar
CNBAMBUCNBAMBU
Notificação Mostrar Mais
Aa
  • Página Inicial
  • Educação
  • Eventos
  • Geral
  • Parceiros
  • Cultura
  • Esportes
Leitura: Procissão das Sanfonas agora é Patrimônio Cultural Imaterial do PI
Compartilhar
Aa
CNBAMBUCNBAMBU
Buscar
  • Página Inicial
  • Educação
  • Eventos
  • Geral
  • Parceiros
  • Cultura
  • Esportes
Ter uma conta existente? Entrar
Siga-NOS
Portal CNBAMBU - Notícias e Eventos de Coelho Neto e Região
Home » Blog » Procissão das Sanfonas agora é Patrimônio Cultural Imaterial do PI
Cultura

Procissão das Sanfonas agora é Patrimônio Cultural Imaterial do PI

CNBAMBU
Última atualização 16/05/2025 as 3:50
CNBAMBU
Compartilhar
3 Min de Leitura
Compartilhar

Um marco da celebração e da manutenção da cultura brasileira, principalmente nordestina, ganhou mais um reconhecimento. A tradicional Procissão das Sanfonas, que acontece todos os anos em Teresina, agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Piauí.  

A Procissão acontece há 17 anos no dia 2 de agosto, data de falecimento do cantor e compositor Luiz Gonzaga e também Dia da Cultura Nordestina, reunindo sanfoneiros de todas as idades pelas ruas do centro da capital. O marco inicial é na Catedral de Nossa Senhora das Dores, onde acontece a benção das Sanfonas, em seguida, o cortejo musical segue até a frente do Museu do Piauí, encerrando a Procissão com música ao vivo.

O deputado estadual Francisco Limma, autor do projeto de lei, destacou que a cada edição, cresce o número de jovens sanfoneiros que se juntam ao cortejo, comprovando que a sanfona não é apenas um instrumento, mas uma peça fundamental para o futuro da cultura nordestina. Ele citou inclusive, a ligação de Gonzaga com o Piauí.

“Serviu o Exército aqui em Teresina, esteve em apresentação cultural em vários municípios do Piauí. Então, apenas reconhecendo o legado do Luiz Gonzaga para o Piauí, para o Brasil e a importância que tem essa caminhada das sanfonas, digamos, como um evento importante para a cultura piauiense.”

Criado em 2009, o evento nasceu do desejo de manter viva a memória do Rei do Baião, e foi idealizada pelo professor e pesquisador Wilson Seraine, junto com  Reginaldo Silva, que trabalhou 12 anos com Gonzagão. Wilson comemora que o evento que começou tímido, hoje possui celebrações semelhantes em outras cidades.

“Muitos sanfoneiros, muita gente, não só de Teresina, mas de toda região, inclusive de outros estados, e que tem uma repercussão tão grande que muitos outros municípios, até em outros estados, já começaram a fazer suas procissões: Marcha dos Sanfoneiros, Caminhada dos Sanfoneiros, Procissão dos Sanfoneiros, vários nomes. Isso é muito bacana porque é a repercussão do nosso trabalho e também a divulgação da obra e da vida de Luiz Gonzaga.”

Ao longo dos anos, a Procissão das Sanfonas acumulou reconhecimento e prestígio. Em 2021, venceu o Prêmio Profissionais da Música, na categoria “Som na Rua”, e mesmo em 2020, durante a pandemia, não deixou de acontecer, foi adaptada ao formato virtual e prestou homenagens a ícones como a cantora e compositora piauiense Maria da Inglaterra e o multi-instrumentista paraibano Sivuca.


CNBAMBU 16 de maio de 2025 16 de maio de 2025
Compartilhar essa postagem
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Telegram Copy Link Print
Compartilhar
Postagem Anterior SP: espetáculo “Espião Silenciado” está em cartaz no Teatro de Arena
Proxima POstagem Governo do Maranhão realiza mapeamento cultural nas periferias

Últimas Postagens

Mostra “Brasil: Terra Indígena” segue aberta até 6 de maio em Belém
Cultura 30 de abril de 2026
Salão de Abril começa em Fortaleza com arte nordestina e homenagem
Cultura 29 de abril de 2026
SP: Vanguarda feminista da década de 1970 é tema de exposição no MAC
Cultura 29 de abril de 2026
Dia da Dança: projeto resgata memória de bailarinas dos cassinos de PE
Cultura 29 de abril de 2026
CNBAMBUCNBAMBU
Siga-NOS

Portal CNBAMBU - Notícias e Eventos de Coelho Neto e Região

Bem-vindo de volta!

Entre para acessar sua conta

Registrar-se Esqueceu sua senha?