Entrar
CNBAMBUCNBAMBU
Notificação Mostrar Mais
Aa
  • Página Inicial
  • Educação
  • Eventos
  • Geral
  • Parceiros
  • Cultura
  • Esportes
Leitura: Museu em SP celebra Dia Mundial da Língua Portuguesa neste sábado
Compartilhar
Aa
CNBAMBUCNBAMBU
Buscar
  • Página Inicial
  • Educação
  • Eventos
  • Geral
  • Parceiros
  • Cultura
  • Esportes
Ter uma conta existente? Entrar
Siga-NOS
Portal CNBAMBU - Notícias e Eventos de Coelho Neto e Região
Home » Blog » Museu em SP celebra Dia Mundial da Língua Portuguesa neste sábado
Cultura

Museu em SP celebra Dia Mundial da Língua Portuguesa neste sábado

CNBAMBU
Última atualização 02/05/2025 as 9:09
CNBAMBU
Compartilhar
3 Min de Leitura
Compartilhar

O Dia Mundial da Língua Portuguesa é celebrado na próxima segunda-feira, dia 5 de maio. Na capital paulista, o Museu da Língua Portuguesa vai aproveitar o feriadão para festejar antecipadamente, neste sábado (3), com uma programação intensa e totalmente gratuita.

Saraus, atrações musicais, mesas literárias e performances vão se espalhar pelo museu. Na programação, música, exibição de filmes e feira gastronômica também vão celebrar o português, língua falada por 260 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 210 milhões só no Brasil.

Responsável pela programação de literatura, a escritora Luiza Romão revela que artistas brasileiros como Lirinha e Natasha Felix irão se juntar a outros vindos de Congo, Angola e Guiné-Bissau. A diversidade de falares, sotaques e ritmos da língua portuguesa será o forte da programação.

“As atividades vão acontecer tanto no museu quanto nos espaços ao redor, na Estação da Luz, no parque que fica em frente ao museu e também no bairro. E a nossa ideia era celebrar essa diversidade da língua portuguesa. Pensar como esses falares vão ganhando diferentes vocabulários, diferentes melodias, diferentes prosódias, como a língua é viva e ela vai ser de forma diferente em cada um dos países que falam língua portuguesa”, destacou a escritora.

É a primeira vez que atividades do Dia Mundial da Língua Portuguesa do museu também vão acontecer fora da Estação da Luz e em um lugar mais do que especial: o Parque Jardim da Luz, localizado em frente ao museu e que celebra 200 anos em 2025.

A Cinemateca Brasileira fez uma seleção especial de curtas-metragens, que serão exibidos em uma tela montada no parque, que também vai receber a programação de literatura.

Indicada ao Grammy Latino, a cantora e compositora Ana Frango Elétrico, curadora da programação musical, dá sua dica do que escolher para ver entre tantas opções no museu: “É uma performance musical e poética, que é a Apupú – onde os corpos vibram, de Natasha Felix e Joss Dee (…). Acho que fechando esse raciocínio da curadoria entre a poesia falada e a poesia cantada, e a música fazendo esse elo entre ambas as coisas”.

A programação deste sábado no Museu da Língua Portuguesa começa às 10h e vai até as 19h. Todas atividades são gratuitas e de acesso livre. Para conferir toda a programação, é só acessar museudalinguaportuguesa.org.br.


CNBAMBU 2 de maio de 2025 2 de maio de 2025
Compartilhar essa postagem
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Telegram Copy Link Print
Compartilhar
Postagem Anterior Manaus recebe o maior festival de ópera da América Latina
Proxima POstagem Lady Gaga faz show neste sábado em Copacabana

Últimas Postagens

Mostra “Brasil: Terra Indígena” segue aberta até 6 de maio em Belém
Cultura 30 de abril de 2026
Salão de Abril começa em Fortaleza com arte nordestina e homenagem
Cultura 29 de abril de 2026
SP: Vanguarda feminista da década de 1970 é tema de exposição no MAC
Cultura 29 de abril de 2026
Dia da Dança: projeto resgata memória de bailarinas dos cassinos de PE
Cultura 29 de abril de 2026
CNBAMBUCNBAMBU
Siga-NOS

Portal CNBAMBU - Notícias e Eventos de Coelho Neto e Região

Bem-vindo de volta!

Entre para acessar sua conta

Registrar-se Esqueceu sua senha?