MULHER COELHONETENSE EM DESTAQUE ESPECIAL EDIÇÃO 2019 VESTE LOOKS DA LOJA: MOB DIK

0

Nossa convidada desta etapa é muito especial e dar inicio uma série de mulheres de uma linda história e que tão bem representam as suas comunidades. Ela se chama, Izabel Marques da Costa, natural da cidade de União-PI, nascida no ano de 1,968, filha de Maria de Lourdes dos Anjos Costa e de Aristide Xavier de Sousa. Por ser filha de pais separadas foi adotada pela sua avó, Senhora, Maria Marques da Costa que a registrou como filha. Estudou na Escola Pública Municipal Fenelon Castelo e no Ginásio Estadual Felinto Rêgo, representa em nossa pagina que destaca mulheres que tem uma história com nossa cidade, a comunidade do Bairro dos Quiabos.
Conheça neste 1º de Outubro, no dia de seu aniversário, um pouco de sua história e o lindo ensaio fotográfico, desta guerreira, produzido pela equipe de nosso do Portal CNBAMBU

SUA HISTÓRIA COM A CIDADE DE COELHO

No ano de 1.988 deixou os estudos em sua terra natal, e veio morar em Coelho Neto, em busca de trabalho. Logo fez amizade com o Professor Nonato Sampaio e com o Vereador Francisco Ferreira, que conseguiram junto ao Prefeito da Época, Sr. Raimundo Guanabara uma oportunidade, como Professora Leiga no Povoado Sobrado onde iniciei meu primeiro trabalho, alfabetizando 89 alunos do 1º ao 3º ano. Um fato que marcou minha passagem por esta comunidade, é no dia 05 de Março de 1.988, fomos visitados pelo Professor Nonatinho e o Vereador Chico Ferreira, que ali fundaram a uma escola que trazia o nome de um padre que viveu em Coelho Neto. “Escola Municipal Padre Alfredo Bacelar “. Em1.991’ fui transferida para trabalhar no Povoado Bananalzinho, na Escola Municipal Governador Cafeteira, hoje Manoel Felipe de Oliveira.

Em 1989, prestei concurso público no então mandato do Prefeito Valtenir Lopes, na qual alcancei 100% de pontuação, tomando posse em 18.02.1.990 no cargo de professora leiga concursada, perdendo o em 1,993 o direito ao concurso em função de uma doença neurológica(cabeça).

Casou em 1.994, com o senhor Luis Gonzaga Mano, dessa união teve 02 filhos: Luis Henrique Costa Mano e Carlos Henrique Costa Mano, ambos universitários. Seu sentimento materno sempre foi muito forte, razão pela qual adotou dois filhos, Adilson da Costa Sousa e Ediene Monteiro de Lima. Hoje avó quatro netos, Ana Kardina, Ana Laura , Francisco Henrique e Henzo Gabriel de Jesus. No ano de 1.998, viveu uma nova experiência profissional, trabalhou como empreendedora de uma pequena loja, com nome, Pedal Livre, logo deixando para cuidar de seus filhos. Já no ano de 2007, foi eleita Coordenadora da Comunidade Imaculada Conceição do Bairro Quiabos, por um período de 04 anos.

UM PEQUENO RESUMO DE SUA VIDA RELIGIOSA
Voltando um pouco no tempo e a sua terra natal, onde no ano de 1.980, fez sua primeira Eucaristia, tendo como catequista a freira Irmã Maria Eugênia e a Crisma em 1.983, já com 15 anos, cuja catequista foi a Irmã Maria do Carmo, toda formação destes sacramentos aconteceram no Patronato Maria Narciso ( Colégio das Freiras- União – Piauí.

No ano de 1.994, já na cidade de Coelho Neto, já morando no Bairro Quiabos onde resido até hoje, comecei a participar das missas e da RCC e aos poucos fui me infiltrando nos movimentos da Igreja, tendo como Pároco o Padre Valtenir, que veio na missão de fundar comunidade, onde o Bairro Quiabos recebeu como Padroeira a imaculada Conceição ( Comunidade Imaculada Conceição). Lembra que 1.991 deu-se inicio a construção da Igreja, onde com muito trabalho, união de todos foi possível erguermos nossa Igreja, que hoje serve de modelo para as outras, nas palavras de Padre James Oliveira. Comecei a participar dessa comunidade em 2005, enviada pelo Padre Valtenir para iniciar a Pastoral do Batismo ao lado da Irmã Cristina Dalvane, em 2009 fiz um curso de Ministra da Eucaristia e da Palavra, neste mesmo ano de 2009, iniciou a catequese da Crisma para adultos no Centro de Formação Padre Jordan, com a duração de um ano e meio. No dia 19 de Fevereiro, deste mesmo ano foi eleita Coordenadora da Comunidade e ao lado do povo conseguir implantar o Projeto “ Formiguinhas Operárias “ com unir força para conseguir melhorias para sua comunidade; são dez anos de comunidade, uma história de sonhos realizados e muitos ainda por vir. Fez inúmeras amizades, irmão, uma família em Cristo. Tem o respeito de sua comunidade, conseguindo deixar o seu legado. Com os companheiros do bairro conseguiu criar a Associação de Bairro, no ano de 2005. Eleita na época como tesoureira, participando hoje apenas como sócia. Junto com atual Coordenadora, Senhora Eliane conseguiu implantar o Projeto “Bairro Bom “. Onde desenvolve um trabalho com crianças e adolescentes que vivem nas drogas.

SUA MENSAGEM
“Existe uma força que ninguém pode tirar de você……..A sua ….. FÉ.”

Texto. Toinho da Cultura
Informações. A homenageada
Ensaio. Equipe do Portal
Postagem: Euclides Filho
Look: Mob Dik

Receba nossas atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.