” Fake News: modernidade, metodologia e regulação”, conheça um pouco do livro lançado pelo juiz da I vara de Coelho Neto Dr. Paulo Brasil Menezes

0

Na última quarta-feira, 03.03.2021, a equipe do Portal de Eventos e Noticiais Cn Bambu( Toinho da Cultura e Euclides Filhos) , fomos recebidos para uma entrevista pelo Juiz de Direito da 1ª Vara de Coelho Neto, Dr. Paulo Brasil Menezes, sobre o Livro de sua autoria, FAKE NEWS, no qual fez um breve relato sobre a importância desta obra, que além das principais temáticas,  visa educar o público em geral.

Num breve resumo ele destaca que,  a medida em que a internet tem colaborado para  a democratização do espaço cibernético, a manipulação informativa tem sido aprimorada. O conhecimento dos fatos mundiais aumentou, atraindo também a propagação de fake News pelas redes sociais, tornando-se um grave problema das democracias contemporâneas. Nesses termos, configuram-se como paradoxos da modernidade, exigindo uma análise sistemática sobre o seu impacto no  século XXI, o seu desempenho estrutural e, principalmente, a sua supervisão nos tempos atuais. Portanto este livro aborda a  desinformação na conjuntura global, desenvolvendo o estudo das fake news em três grandes áreas: modernidade, metodologia e regulação.          

Recomendações Internacionais

“ A digitalização está mudando o Estado e a sociedade. As novas possibilidades de desenvolvimento comunicativo ampliam espaços de liberdade, mas também criam riscos, incluindo a divulgação de  “fake News “, nesta obra o autor de forma clara e diferenciada, analisa essas manifestações e estuda a capacidade que a desinformação tem de deturpar o ecossistema do discurso on-line, bem como de dificultar o funcionamento dos  processos democrático. Ainda aborda novas reflexões sobre a possibilidade e a necessidade de sua regulação jurídica. Razão pela qual este livro merece muita atenção prática e científica “.

( Wolfogang Hoffmann-Riem, Professor Emérito de Direito Público da universidade de Hamburgo, Professor de Inovação e Direito na Bucerius Law Scholl, ex-Juiz do Tribunal Constitucional Federal da Alemanha).

“O ecossistema digital criou condições precárias para as práticas   de comunicação em nossas democracias contemporâneas . Os operadores de plataformas não confiáveis aproveitam essa dinâmica criando “fake News “, e instabilidades em grande escala, minando a credibilidade dos usuários nas instituições. O livro de Paulo Brasil Menezes e um importante e completo estudo sobre o fenômeno da desinformação global. Certamente, ele  merece ser lido e divulgado a todos os interessado em ciberespaço, Direito e valores democráticos. Recomendo profundamente este livro “.

( José Van Dijck, Doutora pela Universidade da Califórnia, San Diego, Professora de Mídia e Sociedade Digital da Universidade de Utrecht, na Holanda)

“ A medida que os canais de divulgação ´proliferam informações nas últimas décadas, o consenso sobre o que se constitui  “notícia” diminuiu. Entretanto, em um mundo de fatos alternativos, a análise  de Daniel Patrick Moynihan segundo o qual todos têm direito à própria opinião, mas não aos seus próprios fatos ganhou evidência. Em razão desse contexto, o surgimento das fake news como fenômeno não deveria surpreender ninguém .Este importante e oportuno livro de Paulo Brasil  Menezes, aborda essa prática, sugerindo a necessidade de um consenso paradigmático para sociedade pluralista e destacando o papel crítico das instituições sociais em navegar na contingência de um ambiente noticioso instável e na defesa das informações. Uma leitura essencial.

( Tobert B. Ahdieh, Juris Doctor ela universidade Yale, Reitor da Texas A&M university School Of Law, USA)

“Este livro de Paulo Brasil Menezes aborda, com primor, a complexa questão das Fake News, nas três  temáticas e na educação em geral, conscientizando-o sobre os problemas que elas  en volvem “ ( Adrei Richter, Doutor, Pesquisador e Diretor do Centro de Mídia e Direito da universidade Estadual de Moscou, Rússia)       

Autor da Obra: Paulo Brasil Menezes

Juiz de Direito da 1ª Vara de Coelho Neto. Mestre em Direitos Fundamentais pela Faculdade de Direito da Universidade de Granado( UGR\Espanha) Mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Direito Público( IDP\DFde ). Atuou como pesquisador visitante no Centro de Investigación  de Derecho Constitucional “ Peter Haberle” da Universidade de Granada. Membro da Associação Brasileira de Direito Processual Constitucional(ABDPC) . Autor do livro “ Diálogos Judiciais entre Cortes Constitucionais “ 

Onde encontrar No site da Ed. Juspodivm /

wwweditorajuspodivm.com.br/fake-news-modernidade-metodologia-e-regulação-2020  ou  enviar: @paulobrasilmenezes