Nesta etapa de nossa página, que destaca o homem coelhonetense, com o objetivo de valorizar, tornar público um pouco da vida, seu trabalho ou sua arte, que muito tem contribuído para com nossa população.
Nesta terça-feira(13.12), apresentamos nosso convidado, que muito tem contribuído para o desenvolvimento da cultura de nossa cidade, através de sua poesia, suas composições e toda sua sensibilidade no seguimento da música. Conheça um pouco mais da história do Compositor : Antônio Olímpio.
Antônio Olímpio Sousa Silva nasceu em Santa Luzia, município de Aldeias Altas-MA, no dia 29 de maio de 1952, filho de uma família de nove irmãos, entre eles o historiador e poeta Felipe Neri. Ainda bebê, seus pais mudaram-se para Brejo do Padre, do mesmo município. O menino Antônio, na sua infância, fora alfabetizado em casa pela sua mãe, Maria do Patrocínio, que anos depois seria a grande protagonista de uma de suas músicas com o título “Mãe do meu coração” Além de ser alfabetizado por sua genitora, a única escola que frequentou funcionava de forma improvisada em uma casa de farinha; era o MOBRAL-Movimento Brasileiro de Alfabetização.
Na década de 70, António Olímpio ouvindo música pelo rádio, que era o único meio de comunicação de massa na zona rural, sentiu-se motivado pela música nordestina; período em que também começou a desabrochar seus sentimentos amorosos, foi então que compôs suas primeiras canções.
Em 1973, os pais do compositor vieram com toda a sua prole para Coelho Neto-MA, onde a indústria começava a brotar, dando oportunidade pra muita gente, movido peto sonho do emprego e a chance de divulgar seu trabalho, Antônio Olímpio chegou em solo coelhonetense.Passaram-se anos, casou-se com Maria Santana Castro e Silva, dessa união nasceram quatro filhos: Gilberto, funcionário público, Simone, advogada; Eliane, bancária; e Suze, que foi integrante da banda municipal de Coelho Neto por algum tempo.
Em 1996, fez uma de suas primeiras viagens ao Rio de Janeiro, onde trabalhou e compôs música sobre a cidade maravilhosa, voltou outras vezes à capital fluminense a passeio e tratamento de saúde. Antônio Olímpio é um dos mais talentosos compositores do médio Parnaíba, além de compositor é poeta, com obras publicadas no livro “A Literatura Coelhonetense”, compôs cerca de 43 músicas, tem alguns trabalhos gravados e outro em curso. Versou sobre o amor, a natureza, o trabalho e outros temas. Hoje aposentado aos 69 anos, o seu principal hobby é o ciclismo; é arrimo de família e defensor do meio ambiente.
O Portal Cn Bambu, agradece ao n osso compositor pela confiança e a credibilidade para destacarmos sua história e principalmente sua arte, que muito tem contribuído com nossa cultura, que o fez ser um destaque masculino Coelhonetense.
NOSSO MUITO OBRIGADO!!!!