Mulher Coelhonetense em Destaque 2017 – 3ª Edição


Nossa página destaca neste 23 de Dezembro de 2017, uma mulher de fibra, guerreira e determinada e sempre a frente de seu tempo. Sua trajetória se mistura com a cidade onde nasceu, cresceu, constituiu família e contribuiu substancialmente para com a comunidade. A Mulher Destaque que encerra esta edição, é a Senhora Vélia Rodrigues do Monte Célia.


UM PEQUENO RESUMO DE SUA HISTÓRIA


Nascida a exatamente 76 anos( 23.12.1.942), em nossa cidade, Rua Rio Branco, onde vive até hoje, filha do casal, Antonio Francisco Rodrigues e de Teodora Ferreira Rodrigues. Mãe de seis filhos ( Carmem Célia, Arnaldo Francisco, Maria das Dores, José Ribamar e Antonio Carlos e Maria Rodrigues os dois últimos falecidos), avó de dez netos e dois bisnetos.
No ano de 1.966, aos 18 anos teve o seu primeiro emprego, convidada pelo Prefeito de Duque Bacelar Antonio Oliveira, assumiu a cadeira de Professora do Mobral, por um período de dois anos. Na gestão do então Prefeito Municipal de Coelho Neto, Uiran Sousa, vem trabalhar na mesma função de Professora do Mobral em Coelho Neto na Escola Walter Emanoel Brito(FEC), hoje Escola Municipal José Sarney, por um período de aproximadamente cinco anos. Na gestão do Prefeito Raimundo Guanabara e incentivada pelo Professor Nonatinho, retoma os estudos na Gestão da Secretária de educação Jesus Resende, conclui através do Supletivo Logo termina o ensino fundamental II e o Magistério. Sempre pronta a enfrentar e superar novos desafios, aceitou o convite do Prefeito Guanabara para trabalhar na Prefeitura com Auxiliar de Escritório, de lá foi deslocada para trabalhar Secretaria Municipal de Saúde, ao lado de Deuselina Rocha de Andrade, neste mesmo período foi trabalhar no setor social com as Irmãs Sulinas nas oficinas de artesanato, com costura e bordados, fechou o período do Prefeito Guanabara, trabalhando na União Artística por período de dois anos.

GOVERNO VALTENIR LOPES


Neste período sua participação foi bastante intensa, de início foi para SUCAM, onde foi indicada pelo Prefeito para fazer um curso de Microscopista, na cidade de Codó. No retorno foi trabalhar na Saúde, com a Dra. Wilmar com laminas de malária e como proceder o tratamento. Na gestão da Senhora Lúcia Guanabara, foi trabalhar como Professora nas Escolas Justino Bastos por um ano, em seguida passou pela escola Raimundo Guanabara e Benedito Duarte, paralelo a tudo isso ainda encontrava tempo para ministrar aulas de reforço para estudantes das Escolas: Maria Regueira, Chapeuzinho Vermelho, Tia Carminha e Pequenópolis, trabalho que faz até hoje. É importante ressaltar que este trabalho lhe rendeu muitas alegrias por ver hoje pessoas que contribuiu para com sua formação Profissional, como a citar, Empresaria Derlane, Junior, filho do Senhor Américo Couto, ex-vereador de nosso município, ffilho do Senhor Uiran Sousa, Milton ex-Vereador, filho do Senhor Assis e tantos outros, que pode para o êxito na formação profissional de cada um.


SUA CONTRIBUIÇÃO NA POLÍTICA


Na política sua presença foi uma constante, em 1.992 participou ativamente na Campanha de Dr. Afonso Bacelar, foi candidata a vereadora nas eleições de Raimundo Guanabara, Marcia Bacelar e Magno e colaborou com as vitórias de , Waltenir Lopes, Lucia Guanabara, Marcia Bacelar, Magno Bacelar e Soliney Silva, sempre fiel aos seus princípios. Uma conhecedora de nosso município seja na zona urbano e ou rural, muito conhecida e presente na hora das dificuldades. Na sua vida social sempre tem se dedicado a contribuir com as obras da igreja, Desde de Dom Afonso, no grupo de canto, catequese e crisma na Igreja Matriz e nas capelas. Lembra nossa destaque dos grandes leilões com Dona Belinha, seu trabalho perpassa pelas Igreja Nossa Senhora Aparecida, Capela de São Raimundo, São Francisco e tantas outras. Sempre teve uma boa convivência com o Grupo Filantrópicos e com as pessoas ilustres da cidade, deles sempre teve o carinho e respeito, o que lhe permite abrir portas para ajudar o próximo, quando é procurada, seu lema é ajudar quem precisa sem pedir nada em troca.

Amiga de Políticos famosos, como Roseana Sarney e autoridades de renome, como juízes, desembargadores e promotores.
Atualmente mesmo aposentada, continua trabalhando com seu crochê onde confecciona lindas peças, mãos de fadas para costura e sempre recebendo seus alunos para o reforço escolar. Sua prática de contribuir com aqueles menos favorecidos é uma ação constante, o que faz desta guerreira uma linda mulher, merecedora de fazer parte do grupo das mulheres que com seu trabalho e dedicação contribuem com a nossa cidade.


Hoje nós que fazemos o Portal de Eventos Cn Bambu ( Toinho da Cultura & Euclides Filho ), temos o prazer de receber em nossa página para fechar a nossa edição de 2017, uma Coelhonetense de luta e de conquistas mas principalmente uma grande mulher. Aproveitamos para lhe dar este presente no dia de seu aniversário, com votos de uma vida longa de sonhos e realizações, com saúde e paz. Confiram em nossa página o ensaio de: VÉLIA RODRIGUES DO MONTE CELIA, Mulher Coelhonetense em Destaque.


Edição deTexto: Toinho da Cultura
Fotos e Edição de Imagens: Euclides Filho

Comentários