Coelho Neto

Segundo alguns historiadores, o povoamento prendeu-se a um agrupamento em torno de uma Feitoria, na margem do rio Parnaíba (que serve de limite entre Maranhão e Piauí), denominada Curralzinho. Cearenses e piauienses, fugindo das secas, usaram o Parnaíba como via de acesso, e assim ajudaram no desbravamento da região, buscando na lavoura e no extrativismo vegetal, meios de subsistência.

Sucessivas mudanças de sede teve o município até que, em 1914, fixou-se no local atual, com a denominação de Curralinho. A partir de 1934 teve o topônimo alterado para Coelho Neto. Cidade da região Leste Maranhense, que obteve autonomia política em 31/10/1893. Seu clima é tropical. Está a 81m de altitude e 385 km distante de São Luís, nossa capital. O topônimo foi homenagem ao ilustre brasileiro Henrique Maximiliano Coelho Neto, maranhense de Caxias, prosador, jornalista, escritor, professor, romancista, orador, poeta, teatrólogo e político. Ocupou na Academia Brasileira de Letras, de que foi Presidente, a Cadeira nº 2, e foi Patrono da de nº 24, da Academia Maranhense de Letras.

O município, que durante muito tempo permaneceu estacionário, na década de 1960/70 tomou grande impulso com a inauguração de um complexo industrial, onde se destacam as produções de celulose, açúcar e álcool, hoje pertencentes ao Grupo João Santos, responsável pela maior plantação (contínua) de Bambu do Mundo, nos campos gerais de Coelho Neto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Scroll To Top

Bookmaker bet365 Bonus review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365.de review by ArtBetting.de

Bookmaker English BET365 review by ArtBetting.co.uk

Premium templates by www.bigtheme.net free download.