Coelho Neto

Segundo alguns historiadores, o povoamento prendeu-se a um agrupamento em torno de uma Feitoria, na margem do rio Parnaíba (que serve de limite entre Maranhão e Piauí), denominada Curralzinho. Cearenses e piauienses, fugindo das secas, usaram o Parnaíba como via de acesso, e assim ajudaram no desbravamento da região, buscando na lavoura e no extrativismo vegetal, meios de subsistência.

Sucessivas mudanças de sede teve o município até que, em 1914, fixou-se no local atual, com a denominação de Curralinho. A partir de 1934 teve o topônimo alterado para Coelho Neto. Cidade da região Leste Maranhense, que obteve autonomia política em 31/10/1893. Seu clima é tropical. Está a 81m de altitude e 385 km distante de São Luís, nossa capital. O topônimo foi homenagem ao ilustre brasileiro Henrique Maximiliano Coelho Neto, maranhense de Caxias, prosador, jornalista, escritor, professor, romancista, orador, poeta, teatrólogo e político. Ocupou na Academia Brasileira de Letras, de que foi Presidente, a Cadeira nº 2, e foi Patrono da de nº 24, da Academia Maranhense de Letras.

O município, que durante muito tempo permaneceu estacionário, na década de 1960/70 tomou grande impulso com a inauguração de um complexo industrial, onde se destacam as produções de celulose, açúcar e álcool, hoje pertencentes ao Grupo João Santos, responsável pela maior plantação (contínua) de Bambu do Mundo, nos campos gerais de Coelho Neto.

Scroll To Top

Bookmaker bet365 Bonus review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365.de review by ArtBetting.de

Bookmaker English BET365 review by ArtBetting.co.uk

Premium templates by www.bigtheme.net free download.